quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Faça a Escola Dominical valer a pena

Conferência discute aprimoramento do ensino e capacitação de professores nos EUA

"Se a Escola Dominical não é boa, como podemos esperar que as pessoas voltem?". Essa foi uma das questões abordadas na Conferência Nacional de Escola Dominical no Tennessee (EUA).

Art Groomes, pastor da Igreja Batista em Antioch, Tennessee, ressaltou a importância de grandes expectativas para a Escola Dominical. "As pessoas precisam ter grandes expectativas, deveriam esperar por novas pessoas a cada semana na Escola Dominical”.

Porém, para alcançar o resultado deve haver planejamento, especialmente na capacitação dos professores. "Você nunca sabe quando alguém vai aparecer pela primeira vez na ED. Você deve pensar se há um cafezinho para oferecer, cadeiras suficientes, pessoas para recepcioná-las, há revistas e Bíblias extras e se há pessoas para sentar com eles para ajudá-las”.

Elgia "Jay" Wells, diretor do LifeWay diz que as pessoas vão até a Escola Dominical e não voltam quando não recebem a devida atenção. "Eles devem saber que são bem-vindos e importantes, eles gostam disso. Em seguida, convide-os para o culto as noite".

Para o pastor da igreja Batista East End, em Suffolk, na Virgínia a Escola Dominical é o lugar onde os relacionamentos são formados e os incentivou a olhar as pessoas que estão feridas e que carregam culpa e vergonha. "O tempo não cura todas as feridas. Às vezes, elas são auto-infligidas, a culpa pode nos derrubar, pois somos fracos, mas Jesus pode nos ajudar”.

Os participantes da conferência puderam escolher entre as 35 sessões disponíveis, além de uma faixa grupo entre os veteranos e os novos participantes.  Entre os tópicos abordados estavam o estudo eficaz da Bíblia para as aulas, ensinar para a transformação dos alunos; classes específicas por idade, tecnologia e mídia, e desenvolver uma equipe de divulgação eficaz.

David Francis, diretor da Escola Dominical em LifeWay, destacou três aspectos do ensino:
 
1) Escritura:
A Bíblia é o livro para a Escola Dominical, enquanto currículo é um meio para ensinar a Bíblia de uma maneira abrangente, focada e teologicamente adequadas. "Fazer perguntas é um método de aprendizagem adequado para todas as idades e estilos de aprendizagem".

2) História
: As pessoas não tem apenas uma história, elas são parte de uma história, são elas que ajudam a ter experiência com as Sagradas Escrituras. “Jesus é o exemplo perfeito de um contador de histórias. Muita das vezes, Jesus respondia às perguntas não foi uma resposta direta, mas com uma história, uma parábola".

3) Pastorear:
As pessoas precisam ter um pastor para guiar e dar segurança. "Como professor da Escola Dominical ou um líder, você precisa conhecer a sua ovelha, o seu rebanho. Assim como o Bom Pastor, você pode ter que sair do seu caminho para encontrar uma ovelha perdida".


Fonte:
CPAD News



Sem comentários:

Enviar um comentário