quarta-feira, 3 de novembro de 2010

CIA assume culpa por ataque a avião missionário

Governo dos EUA pagou indenização de U$ 8 milhões para a família Bowers e o piloto

Nove anos depois da força aérea peruana confundir um vôo missionário com uma corrida de drogas, a Agência Central de Inteligência assumiu a responsabilidade do ataque de um avião missionário que matou Verônica Bowers e sua filha, Caridade.

Bowers tinha tomado um vôo para pegar um visto no Brasil para a filha Caridade. Seu filho, Cory, então com seis, também estava vôo quando o avião militar abriu fogo sobre eles, em abril de 2001.

O filho de Bower, Cory, e o piloto, Kevin Donaldson, sobreviveram ao acidente do avião na Amazônia.

O lançamento do relatório mostra que os agentes da CIA interpretaram mal o avião missionário como um avião de contrabando de drogas e ordenou aos militares peruanos derrubá-lo. Em seguida, a investigação mostra violações no procedimento de rotina por aqueles envolvidos com a missão secreta anti-narcóticos e um padrão de encobrir seus erros, afinal enganaram o Congresso durante uma investigação pouco depois do incidente.

Como resultado, o governo dos EUA suspendeu a prática do aconselhamento aos governos estrangeiros em derrubar aviões sobre o Peru e a Colômbia. Eles então abandonaram o programa.

O governo dos EUA pagou indenização de U$ 8 milhões para a família Bowers e o piloto.

O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que 16 funcionários atuais e aposentados da agência receberam punições administrativas sobre o incidente.

Jim e Roni Bowers começaram a servir no Peru em 1995, como missionários no barco com a Associação de Batistas para Evangelismo Mundial, a ABWE.

Seu trabalho era pregar o evangelho de forma criativa a 50 vilarejos remotos do Peru, acessível apenas através do rio Amazonas. Durante seis anos, viajavam em sua casa flutuante para cidades ao longo de um trecho de 150 quilômetros de água para a pregação, evangelização, ensino e discipulado.

O trabalho foi interrompido, mas ABWE ainda está ativo na Igreja de plantio, na educação teológica, no trabalho de campo e evangelismo no rio. Uma equipe de 15 estão ativos ao longo da zonas urbanas e rurais do Peru.

Enquanto isso, Jim Bowers está reconstruindo sua vida. Vários anos depois, ele autorizou um livro sobre o incidente e se casou em dezembro de 2003. A nova família Bowers vive em Raleigh, Carolina do Norte, onde eles estão plantando uma igreja hispânica.

Fonte: CPADNews

Sem comentários:

Enviar um comentário